O DNJ Já não é mais tão Jovem assim…

Saudações caros amigos, leitores do Blog.

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Juventude. Bem para quem não sabe esse evento já acontece a 25 anos. Esse evento iniciou-se com a Pastoral da Juventude (PJ), mas nos últimos anos, tem sido assumido pelo Setor Juventude de algumas Dioceses, Arquidioceses, ou até mesmo paróquias. O fato que parece que o DNJ já não é tão jovem assim, a ponto de aglomerar a juventude atual ou melhor atualizada. A verdade é que a falta de preparo das comissões, cheias altruísmo, que pensam mais no “cargo” de Coordenador do que na Juventude a qual se deve representar, e que não consultam aos jovens e nem tão pouco, buscam informações para não cometer os erros anteriores. Logo essa é a lógica partidarista que hoje há no Brasil, deputados, governantes eleitos e que não representam a sua base Eleitoreira.
Olhando, então, por essa Ótica, vamos perceber que a as Comissões PJ passa por 2 momentos: o primeiro, onde “precisam” continuar com o DNJ pois é o peso de uma Tradição que  hoje sinifica pouco; e o segundo que a PJ Diocesana de diversos lugares se tornou simplesmente uma Pastoral de Eventos, muitas vezes com os eventos sendo planejados, decididos, e realizados por um grupo de pessoas, e quando pior, um grupo de uma mesma paróquia. E onde fica a pluralidade, no caso de uma Diocese?
Acredito que os rumos desse dia , que deveria ser mais especial e mais amplo para os demais jovens (aqueles que não participam ainda da igreja) deve ser mais amplo em todos os fatores. Sem contar com a idéias dos PJSSAUROS de plantão que sempre querem mandar e desmandar nos mais novos, que até mesmo pensam em ampliar os rumos dessa história. Mas a idéia dos Pejoteiros ficam para outro Posts.

O MONTANHA

Um comentário em “O DNJ Já não é mais tão Jovem assim…

  • outubro 25, 2010 em 5:48 am
    Permalink

    Mais velho do que eu e nunca ouvi falar, nem da data nem de quaisquer eventos relacionados a esse DNJ. Realmente me faz acreditar que não é bem atribuído atualmente.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *