BackUp para Bloggers

Olá galera, se você sobreviveu ao dia 12 de maio de 2011, então vai uma dica muito importante. Para quem não sabe do que estou falando, o provedor de blogs Blogger (blogspot), saiu fora do ar, levando junto a possibilidade de você entrar no painel de seu blog e ainda levou os ultimos posts de muita gente, inclusive eu. Então o que fazer numa situação assim? No meu caso passou mil coisas pela minha cabeça, afinal eu não tenho BackUp, ou melhor não tinha. Então vou dar três dicas bacanas que servem, principalmente para os mais novatos, de como manter um BackUp do seu Blogspot.
A dica inicial é você fazer o backUp através do Proprio Blogger, em arquivo XML e Salvar em disco Rìgido ou pen Drive. Como fazer: – você entra no painel do blogger, depois vai em configurações, básico e clica em Exportar e você salva o arquivo XML no seu PC ou Pen Drive. Fácil né? A desvantagem é que você precisa de tempos em tempos atualizar seu arquivo, pois caso aconteça algo com o provedor você consiga recuperar todo o seu trabalho.
A segunda dica é você criar um segundo blog em outro provedor, no caso você pode utilizar o WP. Nele você consegue importar o mesmo arquivo XML criado no Blogger, foi isso que eu fiz criando assim um Blog que ficará como BackUp desse aqui. Nem mudei os templates, pois o que eu preferi foi manter os textos e comentários, marcadores e etc. O wordpress também consegue acessar as informações do Blogger e puxar tudo diretamente. Como? você entra no painel do WP, vai em Ferramentas, importar, escolha Blogger, e depois no Botão Mágico Importando os arquivos, você faz o login do Blogger e simples, o WP puxa tudo.
A terceira dica, e que me ajudou bastante é você publicar os textos no Blogger através da publicação por e-mail. Essa opção existe no Blogger, onde você tem a opção de configurar um e-mail para o qual você escreve, nele você coloca uma palavra chave, e quando vc enviar o e-mail , o Assunto do e-mail se tornará o Tìtulo da Sua postagem, e o texto que você escreveu será seu Post. Se você conseguir colar a imagem no corpo do e-mail, ele sairá bonitinho na sua mensagem. O fato é que você terá salvo em “Enviados”  do seu e-mail as postagens. Acho dificil o provedor sair do ar da noite pro dia mas é uma maneira facil de você salvar seus posts.
Existe um Programa que chama-se Blogger BackUp também mas acho que não é tão legal e nem tão simples de usar. Fica a dica, é só você escolher qual você deve usar, não perca seus trabalhos.
MONTANHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *