Bernadinho – 52 anos

Bernardinho jogou voleibol de 1979 até 1986, defendendo times do Rio de Janeiro. Em 1988 parou de jogar, começando a carreira de treinador como assistente-técnico de Bebeto de Freitas, nas Olimpiadas de Seul. Dois anos depois, treinou a equipe feminina do Peruggia na Italia, onde ficou até 1992. No ano seguinte, dirigiu a equipe masculina do Modena. Em seguida, Bernardinho retornou ao Brasil e, em 1994, assumiu o comando da Seleção Feminina Brasileira adulta até 2000
O êxito nas quadras fez do técnico um conferencista requisitado. Inspirado pela Pirâmide do Sucesso, criação do treinador John Wooden, mito do basquete universitário estadunidense e que usa a figura geométrica para ensinar o passo-a-passo do sucesso, Bernardinho desenvolveu a “Roda da Excelência”. Nela, dispõe valores como trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança e outros conceitos comuns a manuais de recursos humanos. Está no comando da Seleção Masculina por mais de 10 anos.
Bernardinho é casado com a ex-jogadora de voleibol Fernanda venturinii. Casaram-se em 1999 e hoje têm duas filhas juntos chamadas Júlia e Vitória.] Antes, foi casado com a ex-jogadora de voleibol Vera Mossa, com quem teve Bruninho, que é levantador da seleção brasileira masculina de vôlei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *