Raul Castro – 80 anos

Raúl é o mais jovem entre os três irmãos de Fidel Castro. Os três foram expulsos do primeiro colégio que frequentaram. Da mesma forma como Fidel, mais tarde Raúl ingressou no Colégio Jesuíta de Dolores em Santiago de Cuba, e no Colégio de Belén em Havana. Raúl estudou Ciências Sociais. Ao contrário de Fidel, Raúl era um socialista convicto e se uniu à Juventude Socialista, afiliada ao Partido Comunista Cubano, de tipo soviético, então chamado Partido Socialista Popular (PSP).
Os irmãos participaram ativamente de algumas manifestações estudantis violentas. Em 1953, Raúl foi um dos integrantes do Movimento Revolucionário 26 de julho, que atacou o Quartel de La Moncada. Como pena, passou 22 meses na prisão. Durante seu posterior exílio no Mèxico, participou dos preparativos da expedição Granma, desembarcando em Cuba em dezembro de 1956.
Castro conheceu Ernesto Che Guevara no México e ele introduziu-o ao círculo revolucionário de Fidel. Raúl também entrou em contato com o agente soviético da KGB NiKolai Leonov. Ambos teriam se conhecido durante uma viagem por países do bloco soviético. Esta relação persistiria até os irmãos Castro tomarem o poder em Cuba.
Em 31 de julho de 2006, Raúl Castro assumiu o cargo de presidente do Conselho de Estado durante a transferência temporária de poder em virtude da enfermidade de Fidel Castro, cargo que viria a assumir com plenos poderes a 24 de fevereiro de 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *