[Diário de Bordo] Virada Cultural Popular de Campinas

Em resposta ao cancelamento da Virada Cultural  Paulista em Campinas, um grupo independente se mobilizou para a realização de uma Virada Popular Cultural, espontânea e organizada  pela população como sociedade civil organizada, em um ato de RESISTÊNCIA aos ataques sofridos recentemente à cultura brasileira e campineira.

Nesse processo, foi criado um evento no  Facebook https://www.facebook.com/events/500071813514662/ onde abriu o questionamento para a inclusão de todos na construção do evento. Foi através desse evento que tomei conhecimento e comecei a ajudar a iniciativa. 
Houve uma reunião presencial no domingo na praça Carlos Gomes no centro de Campinas onde de lá surgiram ideias para a construção de uma carta-convite para a secretaria de cultura da cidade. Nesse encontro rolou várias manifestações em prol da realização do evento e contou com artistas de várias frentes, abrangendo musica popular, teatro, dança, hiphop e artes plásticas. Nessa reunião foi optado em manter  as datas e locais  da virada oficial, Praça Arautos da Paz nos dias 28~29 de Maio de 2016. A ideia principal é proporcionar que os fazedores de cultura da cidade levem suas apresentações para a praça, seja em forma de shows, dança, performance, teatro, artes visuais e todas as outras expressões artísticas. 
Após essa reunião, na segunda-feira a tarde foi realizada uma reunião com a secretaria de Cultura que decidiu ceder o alvará e alguns pontos de luz e apoio da GM e prioridade no atendimento de ambulância. 
Com essas informações, um grupo se reuniu para viabilizar as coisas que faltam para a realização do evento. Foram divididas em frentes de trabalho para viabilizar estrutura de som para todo o evento, curadoria para formar o line-up, infraestruturas, apoios diversos entre outras necessidades.
Vamos mantendo as informações atualizadas.

Contamos com a ajuda de todos para divulgar e participar de alguma forma!
O evento que já tem quase 4000 pessoas interessadas e um alcance de mais de 100000 pessoas nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *