Outubro Rosa

Olá pessoal, tudo bem? O mês de outubro já começou e com ele a campanha Outubro Rosa. Uma campanha que tem como objetivo a conscientização e prevenção pelo diagnóstico precoce do Câncer de Mama. A doença é uma das principais causas de morte da mulher aqui no Brasil. Esse ano nós da equipe 90Goals daremos voz a essa Campanha em nosso site e também nas nossas mídias sociais. E você está convidado e convidada a ajudar a difundir a prevenção. Para isso vamos contar um pouco sobre a Campanha.

Lançamos um filtro para que você coloque no seu twitter ou no seu perfil do facebook.

Outubro Rosa

Em geral, a campanha em meios publicitários ou em atividades dentro de empresas tem um foco grande no autoexame, mas especialistas alertam que ele não é suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

A História

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. E escolheram o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos.Havia várias ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Mas posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

O Simbolo

O símbolo da campanha é o laço cor-de-rosa, que foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Prevenção.
Prevenções – retirado do site lacerdasistemas.com.br

 

Ações

Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Nos esportes, é uma campanha muito forte na NFL (Futebol Americano) mas vem crescendo nos últimos anos para as equipes de Futebol, Volei e lutadores de MMA e muitos outros esportes.

Agora que você já conhece o significado do Outubro Rosa, não deixe de apoiar a causa! Clique aqui ative o filtro do 90Goals e dê o seu apoio nas redes sociais.

https://twitter.com/90goals/status/914924480266301440

 

 

Saiba mais no site em português http://outubrorosa.org.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *