Mochilovers: Praia do Sono

A Praia do Sono é um verdadeiro paraíso localizado na região da Costa Verde do Rio de Janeiro. A praia, com 1km de extensão, tem uma boa estrutura para você acampar ou alugar um chalé e aproveitar muito a natureza abundante que tem por lá.

Praias, cachoeiras, trilhas, um céu super estrelado e uma vibe incrível é o que você vai encontrar por lá. Leia abaixo todas as dicas para conhecer a Praia do Sono!

COMO CHEGAR


A Praia do Sono está há 260km do Rio de Janeiro, próximo de Paraty. Para ser mais exata, a praia está entre Paraty e Ubatuba, pertinho de Trindade, um pequeno município mais conhecido na região.

Para chegar até lá você deve seguir para Paraty e, passando da cidade, pode começar a seguir as placas que indicam Trindade, já que é a mesma entrada para a Praia do Sono. Ali também é a entrada do Condomínio Laranjeiras, um dos mais luxuosos da América Latina.

Colocamos no “Waze” o endereço do Condomínio Laranjeiras e ele nos levou até lá sem problemas. Fica a dica para não ter dúvidas de como chegar.

Para chegar na Praia do Sono você tem duas alternativas:

Trilha


Essa é a maneira mais barata para chegar na Praia do Sono. Você precisará estacionar o carro em algum dos estacionamentos próximos ao condomínio laranjeiras. O estacionamento custa em média R$25 a diária, e não se assuste, pois algumas vezes os moradores do local oferecem a própria garagem para você estacionar.

Depois, é só seguir a indicação das placas ou perguntar para algum local onde se inicia a trilha.

A trilha é moderada, com duração aproximada de uma hora. São algumas subidas e descidas até completar o trajeto.

Se você está acostumado a fazer trilhas e não está levando muito peso, pode ser um boa opção!

Van + Barco


O acesso para chegar na Praia do Sono de barco é feito por dentro do Condomínio Laranjeiras e, para isso, há uma van disponibilizada pelo condomínio, para fazer esse caminho.

Depois de estacionar o carro, você deve esperar no “ponto” da van. São duas ou três que funcionam diariamente, levando pessoas pra lá e pra cá. Em feriados prolongados você pode acabar enfrentando uma fila grande para pegar a van, mas vale a pena ter paciência para ser recompensado depois.

O trajeto de van por dentro do condomínio dura cerca de 5 minutos, é bem rapidinho e você não paga nada por isso. O ponto final é no pier do condomínio, onde pegamos o barquinho para finalmente chegar na praia.

Esse trecho dura cerca de 10 minutos, e ali você já pode começar a apreciar paisagens lindas!

Se você já souber onde vai acampar ou se tiver alugado alguma casa, é só pedir para o barqueiro te deixar perto do local. Economiza uma boa caminhada!

Opções de hospedagem na Praia do Sono


A experiência de dormir e acordar na Praia do Sono é única: você dorme com milhões de estrelas acima de você e acorda com um mar tranquilo, azulzinho, que contrasta perfeitamente com as amendoeiras na beira da praia.

Abaixo vou falar sobre os campings da praia e também dos chalés, as duas opções que você encontrará para dormir por lá:

Camping


São várias opções de campings espalhados ao longo da Praia do Sono, mas eu vou falar de dois específicos, onde já fiquei e super recomendo.

O final da praia é, na minha opinião, o melhor lugar para acampar, já que é bem mais vazio, tem espaço para colocar a barraca mais próximo do mar e você fica longe dos restaurantes e barzinhos que ficam até tarde com música alta.

Agora, se você prefere estar mais perto do agito, pode escolher alguns dos campings que estão mais no início e no meio da praia!

A média de valor da diária por pessoa dos campings é R$30, mas pode variar dependendo da temporada. Se for baixa temporada, você consegue negociar =)

Praias e cachoeiras


Apesar da Praia do Sono ser uma atração e tanto, você poderá conhecer outras praias e cachoeiras da região através de trilhas!

Em um dia você pode fazer o seguinte roteiro: Praia de Antigos, Praia de Antiguinhos, Cachoeira das Galhetas e Praia de Ponta Negra. É só você caminhar até o final da Praia do Sono e seguir por uma trilha de aproximadamente 30 minutos, com dificuldade média. Na verdade, é necessário enfrentar um trecho bem íngreme, que fica mais puxado com o sol na cabeça. Mas é rápido e você vai sobreviver, prometo! hehehe

Depois de 30 minutos você chegará na linda Praia de Antigos, que tem a água bem mais clara do que a praia do sono e é totalmente deserta! Inclusive é proibido acampar por lá.

Um comentário em “Mochilovers: Praia do Sono

  • fevereiro 25, 2019 em 4:14 pm
    Permalink

    Olá Montanha.
    Vc esteve por lá agora por fevereiro né ?! Como estão os valores do barco, comida lá, bebida ? Já tem estrutura para comprar algumas coisa lá (mercadinho ?) ?
    Aguardo resposta pq estaremos indo agora no Carnaval.
    Obrigado

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *